sábado, 26 de janeiro de 2008

all your world is belong to us! they've set us up the bomb!!!

Acutilante e incisivo. É como descrevo o melhor ensaio que já li sobre política externa dos E.U.A. (e amigos Britânicos e Israelitas). Mas mais que isso, acusa o modo americano de estar no mundo. É assim uma crítica profunda, que não se cinge aos sedentos de guerra mas também aos pacifistas, porque todos vêm os problemas pela mesma óptica, a americana: We Own The World.
So if you look over the debate that took place and is still taking place about Iranian interference, no one points out this is insane. How can Iran be interfering in a country that we invaded and occupied? It’s only appropriate on the presupposition that we own the world. Once you have that established in your head, the discussion is perfectly sensible.

5 comentários:

IBlade disse...

epá...
obvimante que gostava de ver essas palavras proferidas em portuguÊs..
Mas como n é possivel.. isto pq entre os Descobrimentos portugas e uns seculos a seguir agente perdeu-se no caminho da conquista... e dps desde ai tem sido sempre a reduzir terreno.. qq dia ate as ilhas nos tiram.. mas passando um pouco a frente.... ainda bem q os USA podem dizer isso, e DIZEM...! .. porque meu amigo.. se isso fosse dito em russo, ou chines, ou arabe ou ate mesmo alemao ( isto n ha bem certeza.. mas td idica para que assim fosse) podes ter a certeza que das duas uma.. ou n tavas aqui hj.. ou n podias tar neste momento a ler esta mesnagem.. simples..

Por isso da-te por mto contente por isto tar assim.

MAs tb te digo... todos os grads imperios tem o seu declinio.. como por exmplo o egipto, romanos, alexandre grande, napoleao.. entre outros.. )

por isso..

Thats the way it is..!

Rendeiro disse...

Epá, a questão não é USA > RUSSIA ou USA > Alemanha Nazi, a questão é que USA = Roma Antiga ou pior.

O que se passa é que esta filosofia de We Own The World traduz-se num total desinteresse pelos outros povos: eles fazem o que querem, como querem, para servir os seus interesses, sem quaisquer preocupações humanitárias. As pessoas, ("we the people," como diz um documento qualquer importante) não têm voto na matéria. USA não é uma democracia à séria porque em matéria de direitos humanos e politica externa a opinião do povo é merda, as elites decidem e decidem com um total despeito e desconsideração para com o resto do mundo (que é deles). Portanto, se um dia nos tocar a nós, europeus, pelo rumo que isto leva não duvides que não há cá favores. Além de tudo isto, os americanos são umas bestas com meia milena de anos de existência e não têm história nem estudam as dos outros pelo que não compreenderam ainda o conceito de paz (só pax americana alá pax romana) nem de estabilidade. Querem levantar guerras por tudo e por nada e vão se meter com o Irão ou com a China e levam na boca e sai WWIII e morremos todos em Holocausto Nuclear.

Portanto, preocupa-me que tenhamos gente sem qualquer preocupação sobre equilíbrio geopolítico a liderar o mundo. A meu ver a NATO devia ter mais poder que os USA e na prática não tem porque eles fazem o que querem porque o mundo é deles e os outros que se f*dam.

A merda disto tudo é os UK serem umas meninas também e colaborarem com os USA e cultivar-se a atitude Jack Bauer e Team America (sim, gosto do 24 mas reprovo a mensagem que passa, está distorcida para servir os interesses das elites americanas).

A Europa tem de mandar os UK à merda, e unir a Ásia. Só com um bloco Eurásia a colaborar para sabotar economicamente o dominio dos USA é que isto se equilibra...

IBlade disse...

MEU DEUS:::: EURO-ASIA? MAS TU TAS PARVO... ou andas a fumar charutos cubanos.,.??????

EU ca pra mim queres é que o teu filho nasça sob dominimo arabe, ou russo ou chinoca.. ke pa ter aulas gratias de uma dessas linguas.. e n ter liberdade.. ( dasse meu rico salazar)
pa isso.. mais vale o holocausto nuclear..

è man.. sinceramnte.. essa cena do anti-americanismo é cool e tal.. mas sinceramnte.. PREFIRO MIL VEZES Q SEJAM ELES O IMPERIO ROMANO, doque os outros.. PQ meu amigo.. se n forem eles o "imperio romano" serão outros.. NUNCA HAvera nada em ingualdade.. terá sempre de haver e haverá SEMPRE um "IMperio ROMANO" e mal por mal.. prefiro aquele MAl.. ( Obvio que preferia q fossem os portugas.. mas deixara-se levar nos tempos.. foi isso que disse no 1º post, n me vou repetir neste ponto)

mas tipo.. ta certo q eles agr andam em guerra e tal e fumentam a guerra.. eu tb tou contra os americanos.. nesse ponto.. foram eles q juntamente aos russos fumentaram a nossa guerra do ultramr.. foi errado pq á pala disso perdemos grd parte do nosso imperio.. e a nossa fortuna nacional e agr temos de andar a reboque da EUropa q como dizes e bem são uns coninhas de sabão..

..agr la no medio oriente eles tao por interesse e pronto sempre limpam o mundo de muitos inuteis q andam por la.. mas se não fossem eles seriam outros.. tipo Russia ( tb ja o fez á alguns anos).. EPA mas eles la no medio oriente andam ssempre á batatada... ja lhes ta no sangue.. ate ja nos levamos com eles.. nos nossos primordios.. Aquilo é puta q tem de levar de todos.. e nunca se convençe q é inferior dasse...

mas tipo.. como te disse.

se alguem tem de ser o imperio romano.. q sejam USA..!!

Rendeiro disse...

Não vale a pena prosseguir a discussão. És pró-USA e eu sou anti-USA. Eu acho que é possível aos poucos mudar o mundo para algo melhor (menos pobreza e miséria), tu achas que só por falar nisso devo ser comunista (quando na verdade não posso ver comunas à frente).

Quanto ao que dizes, eu não tava a incluir o médio oriente na Eurásia. Quando falo nisso falo politicamente e economicamente, não teríamos de partilhar governo ou cultura com eles, apenas política externa e relações comerciais (embora os teus argumentos nesse ponto tendam para a xenofobia e o racismo).

Quanto ao Império Americano ser melhor que o Império Russo, é verdade. Quanto a ser o melhor possível, discordo novamente. Um Império Europeu ou Euro-Asiático (ou mesmo Asiático se fosse conjunto China-Japão, nunca vejo isto como apenas uma potência), seria melhor porque temos mais História e sabemos mais do que é guerrear e do que é perdoar e sarar feridas, os Estados Unidos ainda só levaram na boca uma vez (9/11) e acham que isso lhes dá o direito de partir tudo. São infantis e imaturos.

O que eu gostava não era de um balanço só com dois pratos mas sim de uma articulação entre países em busca de soluções comuns para os problemas mundiais: energia, comércio livre, África, investigação cientifica (espacial...).

Uma pluridade de culturas não em choque mas em diálogo, parece-me salutar. Se preferes que sejam só cowboys a fazer filmes como cultura mundial, é uma pena.

Again, acho que é estúpido e desperdício de tempo debatermos isto aqui, visões muito diferentes, tu já sabes a minha e eu já sei a tua... mas enfim.

IBlade disse...

Pá ya.. mas é giro.. tamos em pontos simetricos da balança.. mas no fim.. os intereses convergem para o mm ponto..
(e não.. n quero so filmes de cowoys etc etc..)

e dps.. enq tamos aqui a debater... tamos no msn a falar do frank a ser abusado e de outra trapalhada qquer sem importancia nehuma... como se este debate n existisse :D

Porreiro pá, porreiro!