sábado, 26 de janeiro de 2008

Change the World

Eis algo que me inspira, a mudança. Que mudança maior do que a que tem impacto na vida das pessoas, que ataca a balança do poder, desafia o establishment e promove melhorias com repercussões transversais à sociedade? A meu ver é isto que o senhor Bill Strickland está a conseguir na concretização da sua visão: trazer condições de categoria mundial, a nível de espaço para a formação educativa qualificada e profissional, aos mais desfavorecidos. Isto meus amigos é empowerement.

Conheçam a visão trabalho e resultados do senhor Strickland nesta fantástica Ted Talk que é uma palestra, uma apresentação e segue ao sabor do Jazz: http://www.ted.com/index.php/talks/view/id/209 (35 minutos, o piano tá alto nos primeiros minutos mas depois baixa de volume)

A forma como tudo é feito, pela dignidade, pela construção de um espaço que reune condições de trabalho e estudo e no fundo habitação em harmonia e em ligação artística e de tom positivo, é algo fascinante. De mencionar aqui o conceito japonês 'Ba'

The concept of ‘Ba’, originally proposed by the Japanese philosopher Nishida and introduced by Nonaka and Konno in the organisational theory. ‘Ba’, that can be roughy translated into English as ‘place’, is a ‘shared space for emerging relationships’, and a ‘platform for advancing individual and collective knowledge’ hence a context more than a place.

Nonaka and Konno consider that ‘Ba’ can be though as a space with three categories – a physical space (offices, for instance), a mental space (shared experiences and ideas, mental and social relationships) and a virtual space. The physical space influences the mental space and the quality of ‘ba’.

4 comentários:

IBlade disse...

chinesisses ...... OK eu sei que é japones.. mas é mm merda...! lol


Pa .. uma pessoa ou trablha ou n trablha... e ca paneleirisses do espaço é so mais um incentivo á calanzisse..

coisas q servem pos "suites" tarem sentados nos seus escritorios um dia todo.. a "olhar pela jnela" " a jogar solitare" " a galar a secretaria" " a mandar mails" e a er porno na net.. e tudo isso do espaço.. da´PICA ao trabalhador pois.. sabe que com amis espaço.. pode por um sofazinho no escritorio e assim ja n tem o cu dormente.. pois deita-se la um pouco a dormir.. ou leva pa la a secretaria..

PA.. resumindo -...mariquises dos tempos modernos.. é o que é..
;)

Rendeiro disse...

Discordo completamente. Retirei isto de um paper que acho que até já te mostrei que examina a experiência das actividades extra-curriculares nos cursos de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico e a dado ponto menciona-se que o 'Ba' dos dois pólos (Alameda e Taguspark) influencia os alunos. Observa-se um dinamismo e investimento dos alunos do Taguspark nestas actividades que na Alameda não ocorre. A justificação é óbvia: espaços melhores no Taguspark, ambiente que liga mais os professores aos alunos, os alunos entre si, e em suma ambiente de trabalho porreiro. Na Alameda borras-te todo para apanhar um professor a sair de uma sala ou para arranjar um lugar onde ligar o laptop e trabalhar, sem barulho então é impossível.

Posso-te ainda especificar que estando em casa, o 'Ba' é mesmo bah, a predisposição é não fazer puto, ver TV, andar na ronhice. Por oposição estar na Alameda, no meio de uma sala de estudo (Civil) já há mais incentivo (estou lá e só posso fazer aquilo) para trabalhar. Por fim, no meu gabinete (partilhado para alunos de Tese) no Taguspark, onde tenho espaço, cadeiras fixes, tomadas de corrente e RJ45 para melhor net (e wifi), silêncio, e ar condicionado, o 'Ba' dá para trabalhar ainda mais.

Portanto, experimenta trabalhar, e variar os spots, e vais ver que não é bullshit.

IBlade disse...

Pa YA.. eu sei que influncia... ..



... mas foi so naquela de picar ... relativamente á mania das modernices do mundo do trabalho :D


Por exmplo eu, prefiro trb em casa.. tenho mais coisas por onde me distrair. e qd tou entediando das coisas la trb um pouco.. ou qd me da peso de consciencia.. mas tb qd tou cansado la me vou deitar,...

Eu sei q isso infleuncia.. SOu complemantme alergico ao Técnico, e as suas salas de estudo... qd la tou parece q so toua respirar o fumo q sai das orelhas dos outros.. e dps semp aparece mais alguem e tal.. e normalmente por norma ta super abafado... resumindo aquilo é uma especie de KRYptonite pa mim,....!!!!

definitivamente infleuncia no trb.. lolol

Rendeiro disse...

Quando tiver menos trabalho e mais vagar vais ao Taguspark trabalhar lá um dia para o meu gabinete, e depois dizes-me se és alérgico ao IST ou à Alameda :P