domingo, 8 de junho de 2008

Robert Kennedy - um Homem, um Líder

Um homem que mais do que se opôr à Guerra, lutou contra a pobreza e a descriminação racial. Como MLK e o seu irmão JFK, homens que vivendo pouco, marcam muito.

Este discurso de Bobby, dado em Indianapolis no dia da morte de Martin Luther King, foi considerado como um exemplo sublime de política ao mais alto nível procurando curar, educar e liderar. Decorreu violência pelos Estados Unidos contra brancos por toda a nação nos dias seguintes, excepto em Indianopolis. A falta que a televisão fez para globalizar a mensagem.



Foi há 40 anos, na passada quinta-feira 5 de Junho, que o mundo foi roubado de mais que um líder, de uma grande esperança. Hoje um homem que também representa esperança é comparado a Robert. As circunstâncias podem ser semelhantes, 40 anos depois, uma campanha política opondo-se a uma guerra perdida e uma mensagem de mudança. Mas fundamentalmente são diferentes, e não merece por agora crédito a comparação.

Fica a esperança: um pequeno rapaz de 6 anos quando em Indianopolis Robert Francis Kennedy deu o mais importante discurso da sua vida. A esperança de que seja também Obama capaz com inteligência e coragem de mudar a America e o mundo.

"to tame the savageness of man and make gentle the life of this world."

E a esperança de que não fique de novo a bandeira americana viúva de mais uma promessa.

1 comentário:

Sophia disse...

É os manos Kennedy fizeram e disseram coisas com muito valor. E eram grandes figuras, até caírem no erro de se envolverem com gente corrupta. A maioria das pessoas desconhece isto. Mas, foi ao meterem-se com as pessoas erradas que as coisas descambaram.
Quanto a Obama, é uma grande esperança. Vejamos e esperemos que a sua cor de pele e as suas posições não lhe ponham a cabeça a prémio, quer no sentido político quer no sentido literal.