sexta-feira, 20 de junho de 2008

o País e o Mundo

1. Europa

Esta tarde, no final da cimeira, o Presidente francês, que dentro de duas semanas vai assumir a presidência do Conselho Europeu, avisou que “não cederá” nesta matéria apesar de a sua proposta ser contestada por vários países, nomeadamente a Alemanha.


“Respeito a posição dos meus amigos alemães, que consideram que devemos deixar o mercado fazer o que tem a fazer, mas essa não é a minha posição”, afirmou, acrescentando que “aplicar uma taxa de 20 por cento sobre um barril de 42 dólares não é o mesmo que aplicar 20 por cento sobre um barril a 139 dólares”. “Não devemos beneficiar da fiscalidade numa altura em que criticamos os excessos da especulação", sublinhou.




2. Marte

After a decade of shouting, “Follow the water!” in its exploration of Mars, NASA can finally say that one of its spacecraft has reached out, touched water ice and scooped it up.


Now, scientists will be able to tackle the main question they hope to answer: Did the ice ever melt and turn Mars into a habitable place?

3. E por cá?


O Presidente fala ao país: "Há vida e desafios para lá do futebol"

Acrecenta ainda: "O dia de ontem já passou”

Bolo Rei anyone?

Dúvida


Porque é que o melhor do mundo faz pose à Peter Pan?


PS: Sugestão #1: tem as pernas assadas

You should take some time off...


Às vezes penso: e se eu me dedicasse á vinicultura... quem me apoiaria?


Eu apoio-te pá, o Abromovitch apoia-te, até o Murtosa de sempre te apoia! Agora vai lá pisar uva e deixa a selecção ao Cajuda para 2010.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Wisdom


To know and not to do is not to know.
- Provérbio Asiático

Toda a verdade do mundo está escrita em bolinhos da sorte asiáticos.
- Provérbio Ocidental

Aquém e Além


Sorriso, diz-me aqui o dicionário, é o acto de sorrir. E sorrir [...] é rir sem fazer ruído, executando contracção muscular da boca e dos olhos. [...]

O sorriso, meus amigos, é muito mais do que estas pobres definições, e eu pasmo ao imaginar o autor do dicionário no acto de escrever o seu verbete, assim a frio, como se nunca tivesse sorrido na vida. Por aqui se vê até que ponto o que as pessoas fazem pode diferir no que dizem. [...]

Não há dois sorrisos iguais. [...] temos o sorriso de troça, o sorriso superior e o seu contrário humilde, o de ternura, o de cepticismo, o amargo e o irónico, o sorriso de esperança, o de condescendência, o deslumbrado, o de embaraço, e (por que não?) o de quem morre. E há muitos mais. Mas nenhum deles é o Sorriso.

O Sorriso (este, com maiúscula) vem sempre de longe. É a manifestação de uma sabedoria profunda, não tem nada que ver com as contrações musculares e não cabe numa definição de dicionário. [...] Se move músculos é porque não tem outra maneira de exprimir-se. Mas não terá? [...] Quando a luz do sol passa sobre os campos ao sabor do vento e da nuvem, que foi na terra que se moveu? E contudo era um sorriso.

underneath this smile lies everything

Mas eu falava de gente, de nós, que fazemos a aprendizagem do sorriso e dos sorrisos ao longo da vida própria e das alheias. [...] A tudo isto é que eu chamo sabedoria. [...]

Dir-me-ão que não cabe tanto no sorriso. Eu digo que cabe. Soube-o a noite passada, quando foi ele a única resposta para a insónia e para os monstros do pesadelo nascido no sono [...] Sorrir assim, mesmo sem olhos que nos recebam, é o verbo mais transitivo de todas as gramáticas. Pessoal e rigorosamente transmissível. O ponto está em haver quem o conjuge.

- José Saramago

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Luz, Câmara, Lego!

Eis o resultado de combinar uma técnica de iluminação apurada para fotografias Macro com pequenas figuras Lego e por inspiração tomar fotografias clássicas. Toda a galeria deste fotógrafo é fantástica e, se alguém achar que uma destas ficava bem pendurada numa parede do meu quarto, o fotógrafo vende posters na redbubble.

some rights reserved

A destacar da galeria as seguintes peças: Hand of God, D-Day, V.J. Day Times Square, Iwo Jimma, Tiananmen Square, Moon Landing e para os entusiastas da fotografia, não se esqueçam de procurar os fantásticos setup shots!

porque estás sempre presente

Stop all the clocks, cut off the telephone,
Prevent the dog from barking with a juicy bone,
Silence the pianos and with muffled drum
Bring out the coffin, let the mourners come.

Let aeroplanes circle moaning overhead
Scribbling on the sky the message He Is Dead,
Put crepe bows round the white necks of the public doves,
Let the traffic policemen wear black cotton gloves.

He was my North, my South, my East and West,
My working week and my Sunday rest,
My noon, my midnight, my talk, my song;
I thought that love would last for ever: I was wrong.

The stars are not wanted now: put out every one;
Pack up the moon and dismantle the sun;
Pour away the ocean and sweep up the wood.
For nothing now can ever come to any good.

- W.H. Auden



Para me dirigir a ti volto às palavras que não são minhas e reservo a poucos:

"Porque os outros se compram e se vendem
e os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não."

domingo, 8 de junho de 2008

Vagabunda do Espaço



Robert Kennedy - um Homem, um Líder

Um homem que mais do que se opôr à Guerra, lutou contra a pobreza e a descriminação racial. Como MLK e o seu irmão JFK, homens que vivendo pouco, marcam muito.

Este discurso de Bobby, dado em Indianapolis no dia da morte de Martin Luther King, foi considerado como um exemplo sublime de política ao mais alto nível procurando curar, educar e liderar. Decorreu violência pelos Estados Unidos contra brancos por toda a nação nos dias seguintes, excepto em Indianopolis. A falta que a televisão fez para globalizar a mensagem.



Foi há 40 anos, na passada quinta-feira 5 de Junho, que o mundo foi roubado de mais que um líder, de uma grande esperança. Hoje um homem que também representa esperança é comparado a Robert. As circunstâncias podem ser semelhantes, 40 anos depois, uma campanha política opondo-se a uma guerra perdida e uma mensagem de mudança. Mas fundamentalmente são diferentes, e não merece por agora crédito a comparação.

Fica a esperança: um pequeno rapaz de 6 anos quando em Indianopolis Robert Francis Kennedy deu o mais importante discurso da sua vida. A esperança de que seja também Obama capaz com inteligência e coragem de mudar a America e o mundo.

"to tame the savageness of man and make gentle the life of this world."

E a esperança de que não fique de novo a bandeira americana viúva de mais uma promessa.

Black Keys

Good music, give it a shot ;-)


Girl is on my mind...
try ignore, try to unwind,
but she is on my mind

eyes are in my eyes...
where I've been, how time flies,
when she is in my eyes

see her standing there...
she's gentle now, and takes great care
see her standing there

hold me close to you...
not one thing, that I would not do
if you hold me close to you

girl is on my mind...

sexta-feira, 6 de junho de 2008

deal with it

A: What now?

G:
Stay here with you.

A:
Get off the bus.

G:
I can't.

A:
Why not?

G:
Because it doesn't hurt here. I don't want to be in pain. I don't want to be miserable. (...)

Well you can't always get what you want.